
A Liberdade de Expressão é um tema muito importante para os alunos do 7º ano. Procurámos, por isso, a temática para abordarmos o texto poético. Encontrámo-lo em português e em húngaro, a propósito de um livro vindo de Budapeste, no âmbito do projeto Erasmus +. O livro chama-se "Feketeleves" (Sopa Preta), da autora László Noémi.

O livro, cujas ilustrações atraem, de imediato, a atenção do leitor, são em tons de azul. A língua é completamente estranha. O que despertou a curiosidade dos alunos.
Pedimos, por isso, à formadora Juli Karólyi que nos lesse o primeiro poema da obra. E ela leu. E fez a tradução para inglês. Depois, pedimos ao professora de Inglês das turmas do 7º ano, Fernando Pereira, para nos ler o poema em inglês e traduzi-lo para português. E ele fê-lo também. Em português, foi fácil de ler.

Leitura em húngaro, pela formadora Juli Rarólvi

Leitura em inglês, pelo professor Fernando Pereira

Leitura em português, pela professora Ana Violante.
E quando ouvimos os alunos do 7º ano a pronunciarem-se sobre o poema, eles deram testemunhos muito interessantes:
" O sujeito poético dirige-se ao leitor , para lhe dizer que não importa o que os outros pensam, porque o que importa é o que tu pensas. As pessoas que não nos valorizam nem vale a pena ligar-lhes. Temos de nos abria e expressar os nossos sentimentos. " (Guilherme Montenegro)
" Não precisamos de estra presos a opressões e regras da sociedade, penas precisamos de ser livres para expressarmos as nossas opiniões e formas de pensar o mundo." (Yasmin Leite)
" Temos tantas regras, tantos objetivos, com os quais nos sentimos oprimidos e nada mais. Devemos ser nós próprios . O sujeito poético abre a caixa, liberando-se daquilo que o oprime, sendo livre de decidir. " (Carolina Santos)
" O sujeito poético dirige-se aos adultos, percebendo que eles veem o mundo de uma forma muito séria, como se diz no "Principezinho", de Saint-Exupéry. (Tiago Sepodes)
" As pessoas carregam um peso do qual precisam de se soltar, como se de algemas se tratasse. " (Davi Lopes)
Comentarios